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Ementa Semanal

Principais erros alimentares:

A alimentação saudável e adequada é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo humano.
O consumo de alimentos quer a nível de quantidade, quer a nível de qualidade, têm um papel de elevada importância para evitar a ocorrência de carências e/ou excessos alimentares e assim melhorar o estado de saúde.

São frequentes os seguintes erros no padrão alimentar dos Portugueses:


1. Não tomar o pequeno-almoço:
Um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias logo ao início do dia, fornecendo-lhe um bom aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Não se esqueça de consumir
produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de
fruta.

2. Fazer poucas refeições ao longo do dia:

Faça várias refeições, 5 a 6, de forma a não estar mais de 3h30m sem comer, assim, poderá controlar o seu apetite ao longo do dia.

3. Consumo reduzido de leguminosas, hortaliças, legumes e fruta:

Ao longo do dia consuma 5 porções de fruta e hortícolas, por exemplo coma 3 peças de fruta por dia mais 2 porções de hortícolas, na sopa e ainda como acompanhamento do prato. Incremente ao seu dia um bom aporte de fibra, vitaminas e minerais.

4. Não iniciar as refeições principais com um prato de sopa:

A sopa é um excelente alimento, pelo que deve ser consumido antes da refeição. O seu consumo, para além da mais-valia nutricional, promove um aumento da saciedade, controla o apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e melhora o trânsito intestinal.

5. Comer depressa:
Coma calmamente e mastigue muito bem os alimentos. É uma excelente forma de controlar o apetite, e a quantidade de alimentos que consome.

6. Consumo reduzido de água:

Consuma água ao longo do dia, para hidratar convenientemente o seu organismo, as recomendações são de 1,5 a 3L diariamente.
Uma boa hidratação previne o aparecimento da fadiga e o cansaço.

7. Comer preferencialmente carne as refeições principais:

O peixe é rico em ácidos gordos ómega 3, importantes na redução do colesterol sanguíneo tal como na prevenção de doenças neurodegenerativas. Por isso, opte pelo seu consumo em detrimento do consumo de carne, se consumir carne, opte pelas
carnes brancas (peru, frango, coelho).

8. Elevado uso de gordura na confeção e tempero dos alimentos:
Limite o consumo de gordura na confeção e tempero, e quando o fizer, opte pelo consumo de azeite. Este é rico em gordura monoinsaturada importante para a prevenção das doenças cardiovasculares.

9. Uso excessivo do sal:

Use maior quantidade de cebola, alho, tomate, pimento e ervas aromáticas, reduzindo no sal.

10. Consumo reduzido de fibras:

Os alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, leguminosas, produtos hortícolas, são importantes fontes de fibra.

E ainda… Pratique atividade física diariamente. Mexa-se o mais possível.


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